5 de novembro de 2013

Novembro Azul

Lilian: E o Novembro Azul?

Olá Lilian,
Existe também o Novembro Azul. Você lembrou bem.
Trata-se da prevenção do câncer de próstata . Veja o que promove o Hospital A.C.Camargo.

QUASE 8 ENTRE 10 DESCOBREM O CÂNCER DE PRÓSTATA EM FASE INICIAL  Levantamento realizado pelo Núcleo de Urologia do A.C.Camargo em parceria com o serviço de Estatística - com base em informações de quase 3 mil pacientes - revela que 7,7 entre 10 homens descobrem o câncer de próstata na fase inicial de desenvolvimento da doença. Em linhas gerais, descobrir o câncer cedo representa a possibilidade do paciente se submeter a terapias menos complexas, com menor necessidade de passar por intervenção cirúrgica mais invasiva e risco também diminuído para o desenvolvimento de metástase e, desta forma, ver suas chances de superar o câncer com ótima qualidade de vida atingir níveis elevados. A pesquisa, coordenada por Gustavo Guimarães, reuniu 2738 homens diagnosticados e tratados no A.C.Camargo desde 2000.

A boa notícia é que 77,06% dos diagnósticos (2110 pacientes) ocorreram quando a doença estava no início de seu desenvolvimento e, em contrapartida, apenas 628 pacientes (22,94%) fizeram o diagnóstico de tumor prostático mais tardiamente, nos estádios III ou IV. Comparativamente, os tumores mais avançados - (Estádio IV) - apresentaram discrepantes índices de sobrevida em 60 meses, indo de 98% nos estádios I e II para 92% em estadio III e 44% em estadio IV. Neste último, a queda está associada, principalmente, ao potencial letal destes tumores devido às metástases. "Enquanto nenhum caso nos três primeiros estádios apresentou metástase, a doença progrediu para outros órgãos no estadio IV em 169 entre 251 casos. Nosso desafio está em oferecer terapias mais eficazes e personalizadas para este grupo de pacientes", destaca Guimarães. 

CORRIDA E CAMINHADA - Fazendo parte da programação alusiva ao Novembro Azul, o A.C.Camargo promove também a 3ª Corrida e Caminhada - Saúde do Homem, que este ano acontece no campus da Capital da Universidade de São Paulo (USP) em circuitos de 5km e 10km. As provas acontecem no domingo, 10 de novembro, com largada a partir das 7 horas. 

"Nossa proposta ao promover a Corrida e Caminhada é evidenciar os benefícios práticos da atividade física para a prevenção de novos casos de câncer em geral e para a redução de casos avançados da doença, que demandam tratamentos mais complexos, afetam muito a qualidade de vida do paciente e diminuem as chances de cura", destaca Guimarães

Mais informações em www.accamargo.org.br/corrida-caminhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário