5 de março de 2012

Exorcismo, o que é?

Preciso de informações sobre exorcismo na igreja católica apostólica romana, se existem padres que façam e onde encontrá-los. Aguardo uma resposta. Obrigada.
Maria Cristina L. de Q.

Em primeiro lugar, o que é exorcismo?
O termo exorcismo (em grego: exorkismós, "ato de fazer jurar", em latim: exorcismu) designa o ritual executado por uma pessoa devidamente autorizada para expulsar espíritos malignos (ou demônios) de outra pessoa que acredite estar num estado de possessão demoníaca. Pode também designar o ato de expulsar demônios por intermédio de orações.
Jesus praticou o exorcismo. Veja por exemplo, no Evangelho de Marcos (Mc 1,21-28), quando Jesus cura um endemoninhado. Entre os gadarenos (Mc 5, 1-29)  ele expulsa uma legião de demônios que possuiam um homem. Noutra ocasião (Mc 9,14-29), Jesus expulsou de um menino, um "espírito mudo" que quando o apanhava, o menino espumava, rangia os dentes, caia por terra agitando-se. Jesus o libertou e os discípulos perguntaram-lhe: "Por que  nós não conseguimos expulsá-lo?" Jesus disse-lhes: "Esta espécie de demônios só se expulsa com jejum e oração".
Bem diferente é o caso de doenças, sobretudo psíquicas, como histeria, mania, psicose, epilepsia, esquizofrenia ou transtorno dissociativo de identidade. 
Há que se dintinguir o que é possessão e o que é doença. Por isso, quando surge um possível caso de possessão diabólica, a Igreja faz um processo de investigação. É necessário  primeiro esclarecer se a pessoa sofre de algum problema de saúde mental, e todas as hipóteses humanas são investigadas. Constatado que se trata realmente de um caso de possessão verdadeira, a Igreja indica um exorcista.
Exorcista
Em 1973, foi produzido um filme adaptado do livro de William P. Bletty, de 1971, o qual fala de um padre que exorcisou um demônio que possuiu uma garota. O fime ganhou cinco sequencias ao longo dos anos, seu título é O Exorcista.
Como aparece no filme,  exorcista é "o que expulsa espíritos maus". Do grego, exorkismos, significa "expulsão".

 Principal causa de possessão
Padre Gabriele Amorth, sacerdote mundialmente conhecido com o lançamento de sua obra 'Um exorcista conta-nos', em 1990, diz que "a falta de fé é a principal causa do aumento do poder satânico no mundo atual. Examinando toda a história do Antigo Testamento, a história de Israel, quando se abandona Deus, entrega-se à idolatria. É matemático, quando se abandona a fé, entregamo-nos à superstição. Isto acontece em nossos dias, no mundo ocidental".

Sacerdotes exorcistas
Existem sacerdotes exorcistas. A melhor forma de encontrá-los é procurar informação junto ao pároco da comunidade que você frequenta.

Ritual de Exorcismos


Sugestões de leitura
Jesus milagreiro e exorcista
Luis Schiavo e Valmor da Silva
Jesus foi o maior milagreiro de sua época. Os Evangelhos contêm mais de 200 referências à atividade milagrosa de Jesus: seis histórias de exorcismos, 17 diferentes histórias de curas, incluindo ressurreições de mortos, e oito assim chamados milagres da natureza.
Jesus, milagreiro e exorcista apresenta Jesus como homem preocupado com a saúde integral - física, psicológica, social, intelectual e espiritual - das pessoas. Isso explica por que ele realizou tantas curas e exorcismos.
  



Luís Schiavo
Valmor da Silva

- Jesus exorcista
Irineu Rabuske
O problema da possessão demoníaca e das práticas exorcistas readquire vigor e atualidade. Prova disso é a expulsão de demônios praticada por grupos e seitas, que se baseiam em uma compreensão fundamentalista do texto bíblico. Assim, o objetivo deste livro é analisar a atividade pública do Jesus histórico que consiste em libertar as pessoas oprimidas por espíritos impuros.
Nos evangelhos sinóticos atesta-se que Jesus imprimiu um significado especial em seus exorcismos: eles são o sinal de que o Reino de Deus está se aproximando.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário